quinta-feira, 6 de março de 2008

DA MOTIVACAO DE UM POKER PLAYER

FALA GALERA!
SEGUE ABAIXO UM TEXTO INTERESSANTE FEITO POR UM JOGADOR BRASILEIRO EM SEU BLOG.
ABS JOAO C.


Infelizmente, vê-se nitidamente nos fóruns brasileiros e no 2+2 que a principal motivação de muitos jogadores, muitos um tanto decentes inclusive, seja o aspecto financeiro.

Já li comentários em fóruns do tipo:

" Comecei a jogar poker porque sou competitivo e ambicioso. O poker se enquadra nisso"

" Poker is all about money. We are here because of the money..." De um top player brasileiro em um fórum internacional.

Escutem o que vou falar a vocês agora. Quem pensa deste modo mesquinho nunca estará um dia sentado ao lado da elite ( top 50 ) do poker mundial. Sim, nunca! Por que? Simplesmente porque os maiores jogadores não ligam para o dinheiro. Pode parecer contraditório mas não é.

Por que o Dario Minieri senta em uma mesa de blackjack e aposta fichas de 5k? Simples. He doesnt give a shit about money. E por isso ele está no top 30 mundial. Justamente por isso. Porque assim ele é capaz de efetuar os blefes mais difíceis, fazer os call mais bizarros, jogar aproveitando cada single edge. Por que o Phil Ivey senta em uma mesa com blinds de 1000k? Para fazer mais e mais dinheiro? Não... Ele quer ser o melhor... Ele pensa nisso todas as noites... Dorme pensando obsessivamente em como melhorar seu jogo, em como estar a frente de todos adversários que encontrar pela frente. Por que o Phill Hellmuth continua entrando em todos os campeonatos que vê pela frente e simplesmente não vai jogar o big game do bellagio ou outro cash high stakes onde certamente ganhará mais dinheiro? Porque ele quer ter 12 braceletes, porque ele que ser o melhor jogador de torneio que já pisou neste planeta.

Esta deveria ser a verdadeira motivação de um poker player: BEAT THE BEST - BE THE BEST

Se há uma coisa que acho lamentável e até um tanto ridículo é esta moda de players brasileiros engajados em ler livros como por exemplo: Pai Rico, Pai Pobre. Por favor, quantos players que já resolveram ler essas drogas semi-auto-ajuda de como ser bem sucedido perante os olhos da sociedade? Parece que de cada8 jogadore que conheço 5 já tem / leu o livro! O próximo passo é fundar uma seita ou ver aquele filme lixo do Segredo. Bando de adoradores do Deus Dólar!

Outros sentem-se os verdadeiros investidores e saem comprando ações a esmo ou livros nem um pouco técnicos sobre o assunto. Ou estudem a sério o mercado com livros como o do Schoelles and Black, visto no mestrado da Coppead e em outros no mundo ou coloquem em um fundo de alta rentabilidade como o gwibank. Aliás, fazia parte de um clube de investimento com diversas carteiras da Matemática / Mestrado / Finanças da UFRJ. Eu participo dando meus pitecos, mas tenho ciência de que o povo ali se dedica TOTALMENTE a esse meio. Tenho meus palpites mas tenho a humildade de me considerar um ignorante e não sair colocando em ações por causa do livro que comprei na Saraiva. Prefiro pagar 3% e pegar um GWIbank da vida a seguir minha própria cabeça.

Em suma. Reavalie sua motivação no poker. Ou você joga isso pela beleza do jogo, pelo prazer de tomar cada decisão EV+ possível, em tentar dar o melhor de si.... Ou vá ler pai rico e pai pobre e comprar meia dúzia de ações da petrobrás e vale e "ficar rico" conforme urge sua ambição.

Nenhum comentário: